"O monte Calvário é o monte dos amantes. Todo o amor que não tiver por origem a Paixão do Salvador é frívolo e perigoso." (São Francisco de Sales) **************************************************************************************************** "A morte do Salvador foi rigoroso holocausto que Ele próprio ofereceu ao Pai para a nossa redenção; ainda que as dores e padecimentos da Sua paixão foram tão graves e fortes que qualquer outro mortal teria sucumbido a eles, a Jesus não Lhe teriam dado morte se Ele o não tivesse consentido, e se o fogo do Seu amor infinito não tivesse consumido a Sua vida. Ele foi, pois, sacrificador de Si mesmo; ofereceu-Se ao Pai e imolou-Se no amor..." (São Francisco de Sales) **************************************************************************************************** "Ó paixão! Tu ensinas o caminho que o homem deve trilhar. Erram os que escolhem os prazeres e deixam os sofrimentos." (Santa Catarina de Sena) **************************************************************************************************** "Ó agradável e serena paixão! Na tranqüilidade da paz, fazes a alma deslizar por sobre as ondas do mar tempestuoso." (Santa Catarina de Sena) **************************************************************************************************** "Ó Jesus, tão ferido, tão esmagado e condenado pelos nossos pecados! Ó Santa Face, fazei que aos olhos deste indigno pecador resplandeça um sinal de Vosso amor! Pequei, perdoai-me! Não me rejeiteis para longe de Vós." (São Bernardo de Claraval)

Homilia da Quarta-Feira de Cinzas, 2012

Façamos penitência e imploremos a misericórdia de Deus.
Pela imposição das cinzas recebemos hoje o convite oficial da Igreja, para fazermos penitência: "Lembra-te, ó homem, que és pó e em pó te hás de tornar".
A cinza é simbolo de penitência pelos pecados que trouxeram a morte para este mundo. As orações da benção e imposição das cinzas e as da Missa nos fazem penetrar no espírito da penitência cristã: humilde submissão, unida a uma grande confiança na misericórdia de Deus (Introito, Tracto). Enquanto a Epístola nos põe diante dos olhos um exemplo comovente de penitência, o jejum, Jesus Cristo nos ensina no Evangelho que este jejum, deve ser, antes de tudo, interior. Se antigamente só os pecadores públicos recebiam as cinzas, mais tarde foi estendida esta prática a todos os fiéis, pois todos debem sentir-se e confessar-se pecadores e fazer penitência.



Orações e Leituras clique aqui.


Homilia - Mosteiro de Nossa Senhora da Fé (Candeias-BA)

22/02/2012



Meditações para o Tempo da Quaresma, tiradas da obra de S. Tomás, pelo Pe. D. Mézard, O.P.: