"O monte Calvário é o monte dos amantes. Todo o amor que não tiver por origem a Paixão do Salvador é frívolo e perigoso." (São Francisco de Sales) **************************************************************************************************** "A morte do Salvador foi rigoroso holocausto que Ele próprio ofereceu ao Pai para a nossa redenção; ainda que as dores e padecimentos da Sua paixão foram tão graves e fortes que qualquer outro mortal teria sucumbido a eles, a Jesus não Lhe teriam dado morte se Ele o não tivesse consentido, e se o fogo do Seu amor infinito não tivesse consumido a Sua vida. Ele foi, pois, sacrificador de Si mesmo; ofereceu-Se ao Pai e imolou-Se no amor..." (São Francisco de Sales) **************************************************************************************************** "Ó paixão! Tu ensinas o caminho que o homem deve trilhar. Erram os que escolhem os prazeres e deixam os sofrimentos." (Santa Catarina de Sena) **************************************************************************************************** "Ó agradável e serena paixão! Na tranqüilidade da paz, fazes a alma deslizar por sobre as ondas do mar tempestuoso." (Santa Catarina de Sena) **************************************************************************************************** "Ó Jesus, tão ferido, tão esmagado e condenado pelos nossos pecados! Ó Santa Face, fazei que aos olhos deste indigno pecador resplandeça um sinal de Vosso amor! Pequei, perdoai-me! Não me rejeiteis para longe de Vós." (São Bernardo de Claraval)

Homilia do 1º Domingo da Quaresma, 2012


Na basílica do SSmo. Salvador são iniciados os jejuns quaresmais, pois neste dia começava outrora a Quaresma (Secreta). É um dos dias mais importantes do Ano eclesiástico.
Com os catecúmenos, nos reunimos nesta igreja, na qual, 40 dias depois, receberemos a comunicação da vida divina. Para renovarmos em nós esta, ouvimos na Missa de hoje salutares ensinamentos.
No domingo da Quinquagésima predisse Jesus a sua Paixão. Aproximando-se de Jerusalém, Tomé convida os outros Apóstolos: Vamos e morramos com Ele. Este convite também nos é dirigido. Morrer ao velho homem é a tarefa de toda a nossa vida, e mais especialmente devemos procurar faze-lo durante a Quaresma.
Morrer a nós mesmos é vencer o mal que está em nós, e o que nos vem de fora. As Leituras, Epístola e Evangelho, nos ensinam que a mortificação e a abstinência são meios poderosíssimos para alcançarmos a vitória. Sendo difícil a tarefa, pedimos o auxílio, nós o atestamos fazendo nossas as palavras do Introito, Gradual, Trato, Ofertório e Communio.
Deus mesmo nos ouve, nos libertará e nos dará a glória. No princípio da Quaresma nos é prometida a Páscoa.


Orações e Leituras clique aqui.


Homilia - Mosteiro de Nossa Senhora da Fé (Candeias-BA).

26/02/2012



Meditações para o Tempo da Quaresma, tiradas da obra de S. Tomás, pelo Pe. D. Mézard, O.P.: