Na basílica do SSmo. Salvador são iniciados os jejuns quaresmais, pois neste dia começava outrora a Quaresma (Secreta). É um dos dias mais importantes do Ano eclesiástico.
Com os catecúmenos, nos reunimos nesta igreja, na qual, 40 dias depois, receberemos a comunicação da vida divina. Para renovarmos em nós esta, ouvimos na Missa de hoje salutares ensinamentos.
No domingo da Quinquagésima predisse Jesus a sua Paixão. Aproximando-se de Jerusalém, Tomé convida os outros Apóstolos: Vamos e morramos com Ele. Este convite também nos é dirigido. Morrer ao velho homem é a tarefa de toda a nossa vida, e mais especialmente devemos procurar faze-lo durante a Quaresma.
Morrer a nós mesmos é vencer o mal que está em nós, e o que nos vem de fora. As Leituras, Epístola e Evangelho, nos ensinam que a mortificação e a abstinência são meios poderosíssimos para alcançarmos a vitória. Sendo difícil a tarefa, pedimos o auxílio, nós o atestamos fazendo nossas as palavras do Introito, Gradual, Trato, Ofertório e Communio.
Deus mesmo nos ouve, nos libertará e nos dará a glória. No princípio da Quaresma nos é prometida a Páscoa.
Orações e Leituras clique aqui.
Homilia - Mosteiro de Nossa Senhora da Fé (Candeias-BA).
26/02/2012
Meditações para o Tempo da Quaresma, tiradas da obra de S. Tomás, pelo Pe. D. Mézard, O.P.: